A Regra de Ouro – Não Julgar

“Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está agindo como juiz. Há apenas um Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e destruir. Mas quem é você para julgar o seu próximo?” (Tiago 4:11-12)

Quantas vezes nos pegamos falando de alguém? Temos dentro de nós um sentimento de justiça que muitas vezes acabamos confundindo com sentimento de juiz. E sim, isso é algo que todo mundo enfrenta. Quando menos percebemos estamos falando da mal atitude de alguém, como se nós fossemos melhor do que aquela pessoa. Temos que entender que cada um tem suas fraquezas, e a fraqueza do seu irmão pode parecer algo simples pra você, assim como a sua fraqueza pode parecer simples pra ele. Jamais julgue o que o outro esta passando, você é incapaz de saber o que realmente ele esta vivendo.

Esse assunto é mais comum ao nosso dia-a-dia do que podemos imaginar. Vou dar alguns exemplos: quando alguém morre temos a tendência de nos perguntar se aquela pessoa foi pro céu ou pro inferno. Como se isso fosse fazer alguma diferença pra nós. Não cabe a nós saber disso. Não devemos perder nosso tempo julgando o que a pessoa fez em vida, devemos usar esse tempo pra falar do amor de Deus para pessoas ao redor, para as pessoas que já estão sofrendo com a perda da pessoa.

Outro exemplo é a maternidade. A maternidade é algo lindo e maravilhoso, mas uma vez mãe, você começa a lhe dar com muitas perguntas, muitos julgamentos. Se seu filho mama no peito ou se toma mamadeira, se voce usa fralda descartável ou de pano. Que horas voce coloca pra dormir, se tem rotina ou não, se dorme com os pais ou sozinho e por ai vai. Sao milhões de questões, que cada um acha que tem as respostas certas para todas e que o outro, porque não compartilha das mesmas ideias, esta errado. Você não sabe se a criança toma mamadeira porque a mãe não pode amamentar, então não julgue, não critique. Você não vive na mesma casa, na mesma rotina, não sente as mesmas coisas que aquela família sente, você não está la 24 horas, portanto não pense que você sabe o que é melhor pra eles. O bebe chora e cada um ao redor dá um palpite “acho que ele esta com frio” “acho que é fome” “ele não esta com calor?” Mas pare e pense: “sera que eu, que vejo a criança às vezes, realmente vou entender o que ele precisa, melhor do que a mãe que fica com ele 24 horas por dia?”

Esses e muuuitos outros momentos, tendemos a julgar os outros. Mas, o que Deus nos fala sobre isso?

Deus nos falar para não falarmos mal dos outros. Não cabe a nós julgar os outros. De fato, falar mal de alguém não nos acrescenta em nada, não nos faz crescer ou melhorar em nada, então pra que faremos?

Isso tem se alastrado e se enraizado de forma tao forte na vida das pessoas, que as pessoas ja fazem sem nem perceber. E muitas vezes acabam até distorcendo a Palavra de Deus em prol de si mesmos. Algumas vezes eu ja escutei pessoas falando “A mão de Deus vai pesar sobre fulano” Se voce tem o costume de falar isso, ou voce foi ferido pela pessoa e é incapaz de perdoar então você prefere deseja-lo mal; Ou a pessoa está em pecado e você certamente se sente santo para julga-lo. Mas eu tenho algo pra te informar… reveja seus costumes, pois isso é anti-bíblico, anti-cristão.

Em nenhum lugar da Bíblia o Senhor nos ensinou a julgar, a desejar mal de alguém. Em nenhum momento Jesus nos ensinou tanta FALTA de amor com o irmão. Pelo contrario, Amar ao proximo como a ti mesmo não é um mandamento de Deus?

Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.” (1 João 4:7)

“E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.” (Marcos 12:33)

“E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Mateus 22:39)

“Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Mateus 19:19)

Não perca seu tempo falando mal de ninguém. Nem se faça de espiritual com a intenção de falar de alguém; chama um irmão da igreja e fala “irmão, vamos orar por fulano porque ele esta fazendo isso ou aquilo, ou esta com dificuldade em tal area” “vamos orar pra que fulana tenha direção de Deus e pare de fazer tal coisa” Gente! Pelo amor de Deus! fofoca crente é muito feio! Pare de expor seu irmão, e principalmente, lembre-se que você é tão pecador quanto ele. O único santo é Jesus, portanto, deixe que Ele julgue.

Lembre-se de uma regrinha básica que com certeza vai ser ótima se você aplicar em todas as áreas da sua vida. Se chama Regra de Ouro:

Não faça com os outros o que você não gostaria que fizessem com você!

“Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles façam a vocês; pois esta é a Lei dos Profetas” (Mateus 7:12)

“Senhor, Tu és maravilhoso e eu te agradeço por todo teu amor e cuidado comigo. Que tem se revelado pra mim e me ensinado a ser uma pessoa segundo o Teu coração. Quero ser cada dia mais parecida com o Senhor paizinho. Me ajuda a colocar em prática a regra de ouro e não julga e falar mal das pessoas ao meu redor. Me perdoa por todas as vezes que eu fiz isso, sei que não te agradei. Quero ser com Tu és. Te amo Pai.” 

Nayanna Amaral

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s