Servir – “Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos”

Venho mais uma vez falar de algo tao falado na Bíblia, e de algo tao importante pra nossas vidas. A compreensão do que é servir.

Na outra postagem eu falei “Eu sirvo porque eu amo meu Deus. Porque eu desejo que Ele seja conhecido, que o reino de Deus alcance muitas e muitas pessoas”. E eu citei Marcos 9:33-35 “E chegou a Cafarnaum e, entrando em casa, perguntou-lhes: Que estáveis vós discutindo pelo caminho? Mas eles calaram-se; porque pelo caminho tinham disputado entre si qual era o maior. E Ele, assentando-se, chamou os doze, e disse-lhes: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos”

Screen Shot 2015-10-10 at 5.59.22 PM

Pelo caminho os discípulos de Jesus vinham disputando quem era o maior, nos dias de hoje digamos que eles estariam disputando quem tinha o cargo mais importante na igreja. Ou, quem tinha um título na igreja. E como é comum vermos tantos e tantos irmãos, em diversas igrejas, mais preocupados com o titulo a frente do seu nome do que com o serviço que esse titulo sugere. E a mentalidade parece que vai sendo lapidada da seguinte forma: Pra eu poder servir, eu preciso ter um cargo, um titulo.

Vamos renovar nossa mente? (“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”)

Nós não precisamos de um titulo, ou de um cargo específico, para poder servirmos. Para Jesus, todos os discípulos eram importantes, não existia o maior ou o melhor de todos. Cada um tinha suas habilidades e talentos e todos eram igualmente importantes. Assim como nós todos, somos importantes. Todos temos um papel fundamental para o crescimento do Reino de Deus. Cada um de nós temos habilidades e talentos com que podemos contribuir não só na igreja (templo), mas em todos os lugares que formos.

Deus nos chamou pra servir, não importando o titulo que voce possa ganhar. Um pastor é importante não porque ele tem o titulo de pastor, mas pelo trabalho pastoral que ele desenvolve. Um missionário não eh mais ou menos importante que um pastor. Tampouco é um irmão mais ou menos importante para Deus do que um pastor, ou missionário, ou levita etc. Não devemos nos prender à titulo para poder servir. Somos todos importantes!

Deus não esta procurando habilidade, mas sim disponibilidade. 

Imagino que André estava falando “eu fui o primeiro a ser chamado” Pedro ter falado “Quando Jesus não esta presente, eu que sou o encarregado, então sou o maior entre nós”, Mateus deve ter lembrado aos outros que ele  era um coletor de impostos e portanto, ele sabia como levantar fundos, como eles fariam todas aquelas coisas sem ter nenhum dinheiro? Judas que era tesoureiro falou “de que adianta ter o dinheiro e não saber administrar-lo?” Joao deve ter se vangloriado dizendo que ele era o amado de Jesus. Enfim, isso é só pra tentarmos entender o que seria mais ou menos a conversa nos dias de hoje. Pois quantas vezes dentro de nossas igrejas, um irmão espera ser nomeado o líder de louvor, mas ao invés ele é nomeado o vice-líder ou segundo- líder de louvor e por isso ele fica triste, chateado e as vezes ate torna o trabalho do líder mais difícil ao invés de ajuda-lo? Ou alguns irmãos da igreja ficam chateados porque não lhe foi dado um cargo, alguma liderança e que por causa disso pensa que não tem responsabilidade alguma, que não vai fazer nada.

Gente, oremos pra que essa mentalidade seja transformada. Porque não é isso que Deus quer pra nós! Não é uma competição de quem serve mais durante o ano, pra no final do ano ser nomeado alguma coisa. Não estamos competindo entre nós, nosso irmão não é nosso concorrente, é nosso companheiro. Nossa batalha é contra o reino das trevas. Até quando iremos batalhar entre nós mesmos e perder tempo discutindo quem é o maior? Jesus foi tão claro a cerca disso.

Em Mateus 12:25 Jesus falou “Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá.”

Não podemos batalhar contra o reino das trevas, a fim que de o nome de Jesus seja conhecido e exaltado, e pessoas sejam libertas e provem da agua da vida que é Jesus, se não conseguimos se quer lhe dar com briguinhas e contendas dentro da nossa própria casa, da nossa própria igreja; e se não queremos servir. Quantas vezes voce ja ouviu “seja fiel no pouco que no muito Deus te colocará” (“O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!’ Mateus25:23) Não espere ter uma liderança, um cargo na igreja pra servir. Não fique esperando reconhecimento dessa terra, mais importante é que Deus esta vendo.

Seja o servo na sua casa, na sua igreja, no seu trabalho. Deus te chama pra ser luz em todos os lugares. Deus pode ter te chamado pra ser um líder na sua igreja, mas pode não ter te chamado pra isso, mas sim pra ser líder no seu trabalho, e fazer seus companheiros de trabalho serem tocados por Deus através de voce, através da sua honestidade, integridade. Tudo fica melhor quando nós escolhemos nos dar ao invés de esperar que nos seja dado.

Por exemplo; eu falo para todas as minhas amigas que estão prestes a casar: entre no casamento para fazer seu esposo feliz e não para voce ser feliz. Se o casal entra no casamento com essa mentalidade, de fazer o outro feliz, no final das contas, ambos são felizes. Não estou dizendo que voce vai se anular e fazer so o que o outro quer, não é isso. inclusive isso rende outro post. Mas quero dizer que quando servimos acabamos sendo retribuídos da mesma forma. Outro exemplo bem simples é: Gentileza gera gentileza. Quantas vezes você já ouviu essa frase? Pois é, sabe o que ela esta falando? Que quando você serve alguém, você acaba sendo servido também. Não é simples?

Quer ser o primeiro? seja o ultimo, o servo de todos! Não espere que os outros façam primeiro, ou te reconheçam por algo primeiro. Não se preocupe se voce não sabe tocar um instrumento, ou se voce não saber como pregar, ou se voce é tímido e não gosta de estar lá na frente, no púlpito. Deus, melhor do que ninguém, te conhece, sabe do que voce é capaz, e Ele te ama assim, te quer assim. Ele sabe as suas habilidades, Ele só precisa que você se disponibilize.

Deus não esta procurando habilidade, mas sim disponibilidade. 

Screen Shot 2015-10-10 at 6.00.46 PM

Senhor, agradeço pelo teu amor e cuidado em falar comigo. Quero ser um bom servo. Que eu esteja atento para não perder nenhuma oportunidade de servir. Que o Teu nome seja glorificado em todas as coisas na minha vida. Que eu seja testemunho vivo em todos os lugares. Não para que eu seja reconhecido ou engrandecido, mas para que a pessoas conheçam a Ti através de mim. Eu quero ser só um instrumento Teu. o Teu amor e a Tua graça ja me basta.

Screen Shot 2015-10-10 at 5.59.40 PM

01/03/2015

Nayanna Amaral

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s