A sua casa é aquela bagunça sem fim? É hora de refletir sobre a importância de ensinar seu filho a ter responsabilidades.
Organizar uma casa pode ser ainda mais agradável se contarmos com a ajuda de nossos filhos. E além da ajuda deles, estamos ensinando-os a serem responsáveis.
Cuidar de si mesmo é algo que deve ser ensinado no dia a dia, com exemplos e incentivo para fazer seu filho ajudar em casa.
Eu sei que, como mães, temos a tendência de querermos fazer tudo pros nossos filhos, mas lembre-se que aquela fase de dependência total acaba e eles precisam aprender a se virar sozinhos. Isso é fundamental para o crescimento deles.
“Por volta dos 2 anos, a criança já começa a ter compreensão suficiente para aprender a cuidar daquilo que é seu. Quando ela termina de brincar, por exemplo, os pais podem ensiná-la aos poucos a guardar seus brinquedos”, diz Maria Rocha, coordenadora pedagógica do Colégio Ápice, de São Paulo.
Aos poucos você ir incentivando algumas atividades como guardar seus próprios brinquedos, aprender a tirar e por a própria roupa, colocar a roupa suja do cesto, comer sem o auxílio dos adultos e aprender a usar o copo.
Você quer que seu filho tenha autonomia e seja responsável. Por amor a seu filho, eduque-o!
E isso vale pra meninos e meninas!!
Eu sei que na teoria pode parecer mais fácil do que na pratica, mas a prática pode sim dar certo! Basta termos paciência e sermos persistentes! Assim, acredito que teremos adolescentes mais compreensivos e participativos dentro de casa.
Aqui em casa o Ben tem guardado os sapatos dele no lugar certo, arrumado os brinquedos depois da bagunça, colocado a fralda no lixeiro na hora que vai tomar banho entre outras coisas. Eu tenho um pequeno independente aqui em casa, ele adora me ajudar a limpar a casa, adora a chave de casa (às vezes chora porque eu abro a porta, porque ele quer que ele seja a pessoa que vai abrir a porta. pode uma coisa dessas?), adora lavar os pratos comigo e fazer bolo também. Claro que algumas vezes faz o meu trabalho ficar mais difícil, porque tenho que limpar dobrado, mas vale a pena, porque sei que ele esta em fase de aprendizado e só o fato de ele demonstrar interesse pra mim já é uma alegria. Com o tempo ele vai aprimorando as tarefas.
Acho que o maior segredo é uma coisinha tão utilizada pelas mamães mundo a fora: paciência!
Meu filhinho é bagunceiro….
Mas também ajuda a mamãe…
One thought on “Limpando a casa com a mamãe!”