Atividades Sensoriais

Olá, tudo bem?

Hoje estou passando aqui pra mostrar algumas atividades sensoriais que fiz com o Ben. Nós amamos novas brincadeiras e principalmente essas que estimulam o desenvolvimento dele. Para muitas delas você precisa de objetos simples, baratos e que muitas vezes você tem em casa.

A realização diária e freqüente de atividades sensoriais estimulam a formação do cérebro e proporcionam um crescimento intelectual saudável.

“Para provar o quanto a atividade motora é essencial para a formação do cérebro, o pesquisador suíço Jean Piaget (1896-1980) (para explicar que os humanos pensam antes de agir )  costumava usar como exemplo uma criança que sabe andar, mas não saltar, e quando se vê diante de um obstáculo – uma pedra, por exemplo –, acaba pisando sobre ele e não passando por cima com um pulo. Então, caso não consiga transpor o obstáculo andando, a criança criará um novo modo de continuar o caminho. Ou seja, o pensamento (atividade sensorial) fará com que ela aprenda a saltar (atividade motora).” (Mundo ABC)

Então vamos lá…

1- Bolas no pote

10653579_10203855166072647_2597984012128984951_n

O que você precisa:

Um recipiente vazio e limpo

Bolinhas coloridas

Screen Shot 2015-07-29 at 11.02.49 PM

Corte a tampa do recipiente e está pronto! ^^

Incentive seu bebê a colocar as bolinhas dentro do pote, mostre algumas vezes e deixe-o(a) tentar. Sempre que ele(a) acertar, não se esqueça de comemorar, bater palmar, falar parabéns. Sua empolgação vai anima-lo(la) a continuar.

Abaixo mais um exemplo dessa atividade:

Screen Shot 2015-07-29 at 11.02.37 PM

2 – Bolsa de gel

10703624_10203847603123578_533123251039147182_n

O que você precisa:

Um saquinho plastico (resistente)

Gel de cabelo

Fita adesiva grossa

Eu usei uns saquinhos que se usa pra congelar alimentos. Eles são fortes e não rasgam com facilidade. Você tem que lembrar que se o saquinho estourar, seu filho(a) vai acabar tocando no gel e possivelmente colocando na boca, então certifique-se de que você tem um saquinho resistente! ^^

IMG_0609

O Gel que eu usei era o mais barato do mercado. hehe e dentro do saquinho eu também coloquei uns olhinhos tipo esses:

Stora runda šgon, med ršrliga pupiller, av plast. ¯ 35 mm, tjocklek 7 mm. Limmas fast. Fšrp med 12 st.  *** Local Caption *** Stora runda šgon, med ršrliga pupiller, av plast. ¯ 35 mm. Limmas fast. Fšrp med 12 st.

Pra ficar mais divertido, você pode também colocar botões coloridos ou miçangas. Deixe sua criatividade rolar.

Screen Shot 2015-07-29 at 10.54.28 PM Screen Shot 2015-07-29 at 10.58.39 PM

Depois de colocar tudo dentro, feche o saquinho e passe a fita adesiva grossa em toda parte de cima, onde o saquinho abre. Pra ter certeza que a criança não vai abrir o saco e comer o gel. hehe

O Ben adorou esse saquinho e confesso que até eu ficava mexendo nele de vez enquanto. hahahah É gostosinho sentir o gel gelado na mão, sem se melar; sem contar o cheiro bom do gel!

3 – Pintura de gelatina

10628315_10203907695545851_5439268337593494602_n

Antes de falar dessa brincadeira eu tenho que confessar que fiquei 1 minuto pensando se era gelatina ou geleia. É que eu sempre falo trocado. hehe Gelatina, geleia, gelatina, geleia. ahuhaua Fala a verdade, você fala ou conhece alguém que fala alguma coisa trocado. Tipo…. eu conheço uma pessoa que falava saguadinho ao invés de salgadinho. Outra que não conseguia falar milho e ervilha porque sempre saia milha e ervilho. hahahaha Enfim… meu problema é com Geleia e Gelatina.

Mas vamos ao que interessa… a atividade! hahaha

O que você precisa:

Gelatina

Corante de alimento

Cuba de gelo

Papel

Eu usei gelatina incolor pra poder fazer as cores que eu quisesse com o corante de alimento. Fiz apenas duas cores, a intenção mesmo era o Ben sentir a textura da gelatina. Coloquei na cuba de gelo porque assim ficava num tamanho legal pra ele pegar.

Depois de pronto, vamos a pintura! ^^ Papel e pincel na mal, ops!  Papel e Gelatina na mão, deixa o bebê se meleca e aprender.

Era engraçado ver o Benjamin apertando a gelatina e fazendo movimentos na boca como se tivesse gelatina na boca. A textura esquisita dava gastura nele. Mas ele adorou a novidade, principalmente porque ele adora fazer bagunça. hehe

4 – Colando algodão

IMG_2989

O que você precisa:

Papel

Cola

Algodão

Eu fiz uns círculos no papel, pra insentiva-lo a colar o algodão dentro do círculo. Ele não gostou muito da textura do algodão, principalmente depois que melecou um pouco a mão com cola. Mas cada criança é diferente e pode ser que seu filho (a) adore brincar com algodão.

5 – Pintando sem sujeira

As mamães piram nessa brincadeira. hahahah Falou “sem sujeira” toda mãe quer ler.

Sim, não tem sujeira nessa brincadeira!

O que você precisa:

Um saquinho (resistente)

Papel

Tinta

Um pedaço de papelão

IMG_5587

Eu utilizei o mesmo saquinho da atividade 2, pois ele é resistente e não corre o risco de a criança se melar e acabar com o propósito da brincadeira “sem sujeira”. Dentro coloquei o pedaço de papelão só porque eu queria deixar mais firme. Pinguei algumas cores numa folha e coloquei a folha dentro do saco.

Hora de pintar…

IMG_5592

Ele usou os dedos e depois eu dei uma colher.

IMG_5596

Nunca pense que uma atividade é boba demais. Pode ser boba pra você que é adulto e já sabe muitas coisas, mas nunca é boba para uma criança em fase de aprendizado. Nunca esqueça que eles aprendem com tudo e todos a sua volta, faz bem procurar opções saudáveis para o crescimento intelectual do seu filho(a). Não é caro e faz bem!

Deus te abençoe com muitas idéias de novas atividades.

Se você tem uma atividade legal que seu filho(a) gostou e quiser compartilhar, será muito bem-vinda.

Obrigada!

Nayanna Amaral

Advertisements

One thought on “Atividades Sensoriais

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s