Amar à Deus

Eu estava fazendo uma reflexão sobre minha vida espiritual desde a infância. Fui lembrando de quando passei a infância e adolescência frequentando a igreja Católica. Onde aprendi muitas coisas que vou guardar pro resto da vida e que tenho certeza que foram fundamentais para a minha formação e para que hoje eu seja quem sou. Aprendi dentre outras coisas, a amar o proximo, a perdoar, a ser bom etc. E tendo essa reflexão me perguntei: Porque mesmo depois de tanto tempo frequentando a igreja, mesmo depois de tantos ensinamentos e tantos encontros de jovens eu me perdi da igreja quando completei 18? Porque eu escolhi pecar e fazer as coisas que na igreja fui ensinada a não fazer?

E na mesma hora me lembrei de uns versículos do capitulo biblico que eu estava lendo a umas horas atras.

“E Jesus respondeu-lhe: O Primeiro de todos os mandamentos é: ouve Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forcas, este é o primeiro mandamento” (Marcos 12: 29-30)

Então eu entendi que o que me faltara foi ter aprendido a Amar a Deus. O primeiro mandamento de todos.

Ora, para se construir uma casa, precisa-se primeiro fazer a fundação, essa é a primeira coisa. Sem a fundação a casa não se sustentará e consequentemente cairá. Não podemos ir pro segundo passo sem primeiro completar o primeiro. E ai está o que estava me faltando. Eu aprendi a amar ao proximo como a mim mesma, mas não aprendi o Primeiro mandamento, Amar a Deus.

Talvez você esteja se perguntando, mas como que se aprende a amar a Deus? Amar não é um sentimento que tem que simplesmente se sentir? ou voce ama ou não ama e ponto final?

Não. O Amor se constrói. Por exemplo, um casal não simplesmente ama o outro assim que o vê. pode se apaixonar a primeira vista, mas dai a amar é preciso pelo menos que troquem algumas palavras, saibam quem é o outro, convivam um pouco. Com o tempo o casal vai percebendo quanto tem em comum, como gostam de estar juntos e finalmente que se amam e querem estar juntos sempre. Então o amor se constrói dia após dia. Então com Deus é a mesma coisa. Voce não simplesmente o Ama porque é ensinado que esse é o primeiro mandamento.

O Amor vai se construindo a medida que vocês passam tempo juntos. Sim, passar tempo com Deus. Ler a Palavra dEle (Bíblia), conversar com Ele (orar). Não precisa de cerimonia pra se falar com Deus, Ele é nosso Pai e esta acessível a nós a qualquer hora. Fala qualquer coisa, fala o que ta sentindo, o que precisa, agradece o que ja tem, sei la. Não importa o que vai falar, Ele é nosso Pai e não precisa de palavras decoradas, não existe “palavras magicas” ou “palavras chave” pra se falar com Deus.

E é esse relacionamento com Deus, essa conversa, essa busca em saber quem é Ele (pela Bíblia) que vai construindo o Amor. Que o Amor por Ele vai crescendo. Que aos poucos nós vamos entendendo o quanto que Ele nos ama, e a partir daí, amar Ele, é facinho facinho.

E essa é a chave pra minha pergunta lá de cima “ Porque mesmo depois de tanto tempo frequentando a igreja, mesmo depois de tantos ensinamentos e tantos encontros de jovens eu me perdi da igreja quando completei 18? Porque eu escolhi pecar e fazer as coisas que na igreja fui ensinada a não fazer?”

     Eu me perdi da igreja porque eu não Amava a Deus, na verdade eu nem sabia quem Ele era, eu só ouvia falar dEle, mas não O conhecia. Eu fui ensinada a não pecar. Mas eu não sabia porque não pecar. eu não entendia porque tantas regras. pra que isso tudo?

Hoje eu sei, que eu procuro não pecar por amor ao meu Pai (Deus). E esse tanto de regras é porque Ele sabe o que é melhor pra mim.

Eu tenho um filho de 1 ano e durante o dia eu digo muitos nãos pra ele “não mexa na tomada” “não mexa no lixo” “não suba no sofá” etc. e porque eu digo tanto não pra ele? porque eu sei que se ele subir no sofá pode cair e se machucar. Porque se mexer no lixo além de se sujar, vai comer lixo, porque ele coloca tudo na boca. Porque se ele mexer na tomada vai levar choque. E eu não quero que nada dessas coisas aconteçam, porque eu o amo e quero que ele esteja seguro e bem. Eu quero o melhor pra ele. Ele talvez não entenda porque eu digo tanto não, porque pra ele o momento é de descoberta, novidade. Assim como pra mim aos 18 anos o mundo era descoberta, novidade. E eu queria descobrir tudo que fosse possível. tudo que o meu medo não me impedisse. Porque, mesmo sem entender o porque não pecar, ao menos a semente do temor tinha sido plantada e a cada “oportunidade” de pecar o medo me fazia pensar “faço isso mesmo?” e graças a Deus, o temor me barrou de fazer muita coisa. Mas não da pra gente confiar no temor. Temos que ter algo mais sólidos dentro de nós, uma razão, um motivo, uma motivação maior, mais forte, consistente como a fundação de uma casa. Porque sem a fundação a casa cai.

O Amor a Deus é o primeiro mandamento, é a fundação que todos nós precisamos. É por amor Àquele que me Ama primeiro que eu obedeço. Eu não obedeço porque quero mostrar aos outros que eu obedeço. E novamente me lembro de algo do passado: Embora muitos dos meus amigos e amigas ja não eram mais virgens, a preocupação não era não fazer sexo fora do casamento, mas era não engravidar fora do casamento. Porque fazer sexo fora do casamento, talvez as pessoas não soubessem e ainda pensasse que voce era virgem, mas se você engravidasse, ai sim todos iam ter a certeza que você tinha pecado!

Parece algo idiota de se pensar, mas sim, isso é o que muitos jovens pensam. Quero pecar mas não quero que ninguém saiba porque se eu conseguir passar uma imagem de que sou santo, então esta tudo bem. Não, não esta tudo bem jovem! Está tudo bem se voce não se importar com Deus, mas ai se voce realmente não se importasse com Deus, voce não estaria preocupado em não mostrar que esta pecando. Compreendeu?

De onde vem a força pra ir contra a corrente do pecado? Vem do amor, do amor à Deus.

Porque Ele, nosso Pai, nos ama e sabe o que é melhor pra nós. Ele sabe bem as tomadas da vida em que podemos levar choque e nos machucar. Ele sabe bem os sofás que não devemos subir porque se não a queda é grande!

A Palavra dEle diz que é melhor obedecer do que sacrificar (1 Samuel 15:22).

Deus é um Pai de amor e tudo que Ele mais quer é ter um relacionamento com você. Ele quer que você converse com Ele, que você conheça mais dEle. Ele quer se revelar pra você, basta você querer. Porque Ele é tao lindo que Ele não te força a nada. Você lê a Palavra dEle para o conhece-Lo, se você quiser. Você conversa com Ele, se você quiser. Ele esta todos os dias, a todo instante disponível pra você. Não perca tempo, comece ou recomece hoje mesmo seu relacionamento com Ele. Estreite mais esse relacionamento, faça esse amor que existe em você, crescer. Tenho certeza absoluta que você nunca vai se arrepender disso. De todas as coisas que você pode fazer na sua vida, essa eu tenho certeza que você jamais se arrependerá.

Espero que essa palavra tenha falado com voce do mesmo tanto que falou comigo.

obs: Se voce não sabe por onde começar, ai vai uma dica: Leia 3 capítulos da Bíblia 6 dias da semana e 5 no domingo. Ao final de um ano voce vai ter lido a Bíblia toda. Leia mesmo sem entender muita coisa, leia mesmo sem gostar daqueles capítulos que é todinho falando da descendência, com nomes e mais nomes esquisitos de um monte de gente. hehehe Voce também nem lembra o nome da bisavó da sua esposa quando ela te falou no começo do namoro. Lembra? hahaha Pois é. Leia a Bíblia, voce não vai se arrepender!

Um Abraço, fica em paz e até breve!

Nayanna Amaral

Advertisements

2 thoughts on “Amar à Deus

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s